Candidato pela Coligação Santos para Todos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) foi eleito prefeito de Santos no último pleito de outubro de 2012 com 144.827 votos, o equivalente a 57,91% do total de votos válidos.
Deputado mais jovem eleito em 2006 com o maior número de votos na história do estado de São Paulo (182.654), foi reeleito em 2010 com 215.061 votos, tornando-se o segundo deputado mais votado em todo o estado e também o campeão de votos em Santos.
Foi secretário-adjunto de Educação do estado de São Paulo, secretário de Desenvolvimento Social e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Na Educação, implantou e coordenou o maior programa de bolsas de estudo do país, o "Escola da Família", que consistiu na abertura de todas as escolas estaduais aos finais de semana.
A iniciativa pioneira teve o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA). À frente do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, implantou o programa "Via Rápida Emprego", que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos em busca de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e que deve capacitar, até 2014, aproximadamente 400 mil cidadãos.